quinta-feira, 7 de junho de 2012

Alfabetização utilizando jogos


Atividade realizada com alunos do 1º ano em fases da escrita: pré-silábico, silábico sem valor sonoro, silábico com valor sonoro,  silábico- alfabético e alfabético.  Agrupamentos produtivos de alunos em fases aproximadas.

Qual foi o jogo? Jogo troca letras: Frutas

Qual o objetivo? Alfabetização : Avançar nas fases da escrita alfabética.

Quais as regras? Duplas com alunos em fases da escrita aproximada, sendo que cada dupla competia com outra dupla na mesma fase da escrita, para ser mais justo. Cada cartela era composta de quatro frutas. Todos iniciam o jogo ao mesmo tempo, a dupla que terminar primeiro, ganha um ponto. Foram formadas 12 duplas.

Como foi a atividade? Antes de iniciar o jogo, propriamente dito, foi mostrado todas as cartelas do jogo para o aluno, onde apresentamos e ampliamos o repertório das frutas, pois muitas eram do seu conhecimento, mas algumas não eram da realidade do aluno. Considerei de  suma importância essa apresentação para que não houvesse dúvidas e troca nos nomes das frutas ao utilizar as letras.

Como foi a participação do aluno com deficiência mental ou com alguma dificuldade de aprendizagem? Todos os alunos participaram com entusiasmo, mesmo os alunos com dificuldades na aprendizagem, pois estavam com alunos em fase da escrita aproximada, que a incentivou a pensar e a refletir em qual letra utilizaria para formar o nome das figuras. Deixei também figuras repetidas caso a aluna não conseguisse realizar a atividade poderia colocar outro desenho que correspondesse a mesma figura.

Observação: Como os alunos sabiam com quais duplas estavam competindo, eles mesmo marcavam o seu ponto em uma folha de sulfite, porém eu observava para verificar se tinham atingido o objetivo, formando o nome das frutas corretamente ou fazia as devidas intervenções quando estas não estavam preenchidas corretamente. Incentivando a verificar as suas hipóteses de escrita, para assim finalizar o jogo com sucesso de todas as duplas, mesmo que tinham perdido o ponto. Acredito que foi viável pois assim todos se sentiram vencedores, pois conseguiram realizar a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário