quinta-feira, 7 de junho de 2012

Atividade utilizando Tecnologia Assistiva

Atividade realizada com aluna na escola onde trabalho

A aluna A.C., 7 anos, frequenta o 1º ano da  sala de aula regular, possui deficiência mental leve, deficiências motoras e físicas Têm dificuldades em se expressar, segura alguns objetos, reconhece seus pertences, não reconhece alfabeto,  palavras ou nomes,  reconhece figuras,  realiza encaixes de objetos. Aluna demonstra alegria em tudo que realiza. Sempre atenta aos colegas e a professora. Realiza repetição de palavras dos colegas e professora. 

Proposta: Identificar as atividades de rotina diária: leite, canto, história, lavar as mãos, merenda, parque, lavar as mãos, banheiro. Através das figuras das pranchas de comunicação alternativa.

Intenção: Que a aluna compreendesse a rotina diária através da comunicação alternativa.

Dinâmica: Realizei durante dois dias a apresentação das pranchas de comunicação, levando-a nos locais conforme solicitava as pranchas, orientando-a e explicando, o significado das mesmas. Embora tenha uma comunicação um pouco prejudicada, demonstrou que compreendeu a minha orientação.

No terceiro dia realizei a dinâmica: agora é hora do “leite”, pegou a prancha e juntas fixamos no quadro, e assim sucessivamente no momento do “canto”, no momento da “história”, no momento de “lavar as mãos” antes da “merenda”, no momento do “parque”, após o parque “lavar as mãos”, no momento do “banheiro”.


Tecnologia Assistiva escolhida: Comunicação Alternativa

Reflexão sobre o estudo de caso:

a. Como apresentei antes as pranchas de comunicação, a aluna A.C. não apresentou dificuldades para compreender  o significado da mesma, porém percebi que manusear não foi tão simples devido a sua dificuldade motora.

b. Análise da produção do aluno: A aluna A.C. realizou a atividade proposta adequadamente, inclusive pelo curto espaço de tempo em que foi apresentado as pranchas. Como ela adora figuras coloridas, acredito que despertou muito o seu interesse nesta aprendizagem. E como foi apresentado a todos da sala, todos os alunos também respondiam “hora do leite”, “hora da história”, etc.. e A.C. como repete o que os colegas falam, também pronunciava e eu consigo entender sua pouca fala, seu olhar, seu gesto. O que mais chamou a atenção foi a prancha do banheiro, pois dificilmente ela pedia para ir ao banheiro, eu que ficava a todo momento perguntando se desejava ir ao banheiro. E A.C. mostrou a prancha, várias vezes neste dia, não somente no momento de todos irem ao “banheiro”. Penso que só esse gesto já valeu a pena aplicar essa atividade.

c. Conclusões:  Penso que apesar do pouco tempo em que realizei essa atividade vejo que obtive o resultado esperado, porém acredito que tenho que melhorar as pranchas de comunicação, precisarei refazê-las de uma forma mais apropriada para A. C. pois sentiu muita dificuldade para manuseá-las. Talvez eu tenha que engrossá-las mais tornando assim mais fácil o seu manuseio, como eu nunca havia feito e utilizado, fiz conforme a orientação do texto que pesquisei, mas andei pensando em utilizar uma madeira fina, talvez facilite seu manuseio. Porém foi muito interessante realizar essa atividade com A.C. e valeu a pena, pois estamos aprendendo juntos e envolvendo todos os alunos da sala regular.

 “A comunicação alternativa tem como objetivo promover a fala e garantir uma forma alternativa de comunicação”.

Pranchas de Comunicação utilizadas na atividade


2 comentários:

  1. Olá Márcia, parabéns pela sua prática.
    Não deixe de utilizar recursos em TAs, pois demonstrou que é possível obtermos bons resultados.
    E como vc mesma diz, "vencendo uma etapa de cada vez"
    E, concluo com outra frase "pequenas conquistas, grandes vitórias"

    Abraços
    Cíndia

    ResponderExcluir
  2. olá Marcia, gostei do seu blog e de suas experiências.
    Estamos aprendendo cada vez mais.

    ResponderExcluir